quinta-feira, 17 de abril de 2014

#Estética - A Hidroquinona é Realmente Nociva a Saúde da Pele

Desde que escrevi a matéria anterior sobre Os Perigos da Hidroquinona AQUI tenho recebido diversos e-mails com dúvidas sobre o produto. Na matéria de hoje irei falar novamente sobre esta substância e quais os perigos que ela traz para a nossa pele.
 
A Hidroquinona é derivada do petróleo, é cancerígena e por ser tão perigosa, está proibida na Europa desde 2001. Aqui no Brasil por enquanto a Hidroquinona é liberada, mas a Vigilância Sanitária estuda restringir seu uso.
Estudos comprovaram que a Hidroquinona destrói as células produtoras de melanina, o que faz com que ocorram leucomelanodermias em confete. A leucomelanodermia é caracterizada por pontos (manchas) com ausência total de melanina. Ou seja, a pele fica com diversas manchinhas brancas por toda e estas manchas na maioria das vezes são irreversíveis. Pode ocorrer ainda a ocronose exógena, um escurecimento negro-azulado da pele, isso acontece mesmo se a hidroquinona for utilizada em baixas concentrações.
Uma pergunta freqüente que tenho recebido é se a Hidroquinona pode ser utilizada em gestantes. O produto não deve ser utilizado por gestantes, assim como nenhum outro produto que contenha ácido em sua formulação.
Minha opinião sobre a Hidroquinona – Deve ser proibida, pois como vimos acima, muitos estudos comprovaram que a substância é cancerígena e traz diversos malefícios para a pele. Se você deseja clarear manchas, existem diversos despigmentantes seguros no mercado.
Lembre-se sempre de procurar um médico ou Esteticista habilitada para que os mesmos possam avaliar a sua pele e lhe recomendarem os melhores tratamentos. Lembre-se sempre de usar Filtro Solar e reaplicá-lo a cada duas horas.

Esteticista – Vanessa Luzardo Maciel

Nenhum comentário:

Postar um comentário