quarta-feira, 10 de junho de 2015

#Saúde - Você Sabe O Que é e Como Consumir A Glutamina?

A Glutamina é um aminoácido e sua suplementação é muito utilizada não só no meio fitness, mas também é bastante indicada por nutricionistas e médicos da área clínica. Vamos conferir o que é este aminoácido e para que serve.
 
 
A Glutamina é um aminoácido que o nosso corpo pode produzir, mas em períodos de alta demanda, as necessidades de Glutamina podem ser maiores do que é produzido internamente, por isso, a suplementação de Glutamina pode ser interessante em alguns casos.
 
O principal papel da Glutamina é fornecer energia para as células de divisão rápida, como células do sistema imunológico e da mucosa do nosso intestino (enterócitos), além dos fibroblastos (células que produzem colágeno e elastina).
 
QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA GLUTAMINA?
 
A suplementação de Glutamina pode oferecer diversos benefícios ao nosso organismo, pois favorece a reparação da mucosa intestinal, melhorando a absorção dos nutrientes. Além disso, fortalece o sistema imunológico e auxilia na recuperação dos músculos que sofreram desgaste em treinos intensos. Por isso, a Glutamina é muito utilizada por atletas e praticantes de atividades físicas, já que estimula a síntese de proteínas, ajuda no ganho de massa muscular e protege o músculo, evitando sua degradação (catabolismo).
 
COMO TOMAR GLUTAMINA?
 
A Glutamina é encontrada em suplementos em pó, que apresentam sabor neutro. Pode ser utilizada via oral ou enteral, sendo recomendadas doses que variam de 5 a 10g. A Glutamina deve ser consumida somente com indicação de um nutricionista.
 
DICA: Como a Glutamina também atua no intestino, além dos músculos, quem deseja ingeri-la para que ela chegue aos músculos precisa consumir a dose mais alta.
 
Elaborado por Carolina Arbache, Nutricionista da Natue. Revisado por Michele Prado.

10 comentários:

  1. Sabe que tenho procurado levar uma vida mais saudável , com alimentos funcionais, mas sobre a glutamina sabia muito pouco.Ótimas informações Nessa!Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também procuro levar uma vida mais saudável e sempre tive duvidas quanto ao uso da Glutamina depois do treino, mas agora já compreendi melhor e vou procurar uma nutricionista para começar a utilizá-la.

      Bjos

      Excluir
  2. muito interessante... gostei de saber
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Puxa eu não sabia que tinha esse nome. E quantos benefícios, né?

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos benefícios, mas antes de começar a consumir, devemos consultar um nutricionista.

      Excluir
  4. Adorei as novidades... tenho procurado ter uma vida mais saudável...
    Vou perguntar pra minha nutri o que ela acha..
    Só ouvi coisas boas, quero comear a tomar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pergunta sim, Ana.
      É sempre muito importante ter a orientação de um nutricionista.

      Excluir
  5. Oi Nessa tudo bem?
    Não sabia que tinha todos esses benefícios, melhor ainda saber que fortalece os músculos, mas como saber a dose certa caso precise aumentar?
    Bj
    Luh
    www.blogsemprebelas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luh!
      Você deve ter acompanhamento de um nutricionista, só ele pode recomendar o melhor suplemento para as suas necessidades.
      Bjos

      Excluir