segunda-feira, 6 de julho de 2015

#Saúde - Aminoácidos - Você Sabe O Que São e Para O Que Servem?

Você já deve ter ouvido falar de aminoácidos, mas realmente sabe o que eles são e para o que servem?


Os aminoácidos são as menores partículas de uma proteína. Eles agem em conjunto, como se fossem "tijolinhos", formando as proteínas. Alguns aminoácidos podem ser produzidos pelo nosso corpo, sem termos a necessidade de consumi-los, mas em algumas situações especiais de maior necessidade, aumentar seu consumo por meio da alimentação ou suplementação pode ser válido. É o caso da glutamina.
 
Existem outros aminoácidos que nosso corpo não pode produzir, mas que precisamos consumir certas quantidades deles diariamente, são os chamados aminoácidos essenciais. Nesse grupo entram os BCAAs (leucina, valina e isoleucina).
 
Para que servem os aminoácidos?
 
Além de formar as proteínas, que irão atuar em diversas funções, especialmente no crescimento dos músculos, favorecendo o ganho de massa magra, os aminoácidos também possuem funções especificas. A glutamina, por exemplo, fortalece o sistema imunológico, além de recuperar a saúde do intestino. Já o triptofano aumenta a sensação de bem-estar e relaxamento, auxiliando no combate  à insônia e ansiedade, por aumentar a produção de serotonina.
 
Suplementação de Aminoácidos

A suplementação de aminoácidos pode ser feita com aminoácidos isolados como a glutamina ou o BCAA, ou com um mix de aminoácidos que auxiliam especialmente no ganho de massa magra.
 
TEXTO: Carolina Arbache - Nutricionista Natue
REVISADO POR: Michele Prado

Nenhum comentário:

Postar um comentário