segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

#Cabelos - Umectação Capilar com Óleo Vegetal de Pracaxi - Phytoterápica

Olá meninas, tudo bem com vocês? 

Acho que a maioria de vocês sabe (e talvez já tenha feito) o que é a Umectação Capilar, não é mesmo? Eu já sabia sobre a técnica mas ainda não tinha feito, até que no final de semana eu decidi me render aos benefícios da umectação
Para fazer a umectação eu utilizei o Óleo Vegetal de Pracaxi da Phytoterápica e a partir de agora eu conto todos os detalhes para vocês, vamos conferir?  

A UMECTAÇÃO:

A umectação capilar é uma técnica utilizada há muito tempo pelas indianas e nada mais é do uma nutrição dos fios feita com óleos e/ou manteigas vegetais. Esta técnica repõe os lipídeos que são perdidos com os processos químicos e recupera os óleos naturais dos cabelos.  A umectação pode ser feita em qualquer tipo de cabelo, principalmente em cabelos danificados. Ah e se você tem cabelo oleoso, pode fazer sem medo, viu? Pois até mesmo este tipo de cabelo perde as gorduras boas. 
A técnica promete resultados incríveis, pois reduz as pontas "espigadas", diminuem o frizz e devolvem o brilho natural dos cabelos. 

O QUE USAR NA UMECTAÇÃO: 

Como citei anteriormente, a umectação deve ser feita com óleos e/ou manteigas vegetais. Os óleos mais comuns para fazer a umectação são: Óleo de Coco, Óleo de Rícino, Óleo de Semente de Uva e Azeite de Oliva Extra Virgem. Você deve sempre se certificar se os óleos são 100% vegetais e no caso do azeite de oliva, ele tem que ser EXTRA VIRGEM pois é menos ácido que o óleo VIRGEM. O Óleo de Pracaxi também pode (e deve) ser utilizado na umectação, pois ele é riquíssimo em nutrientes. 
Prestem muita atenção na escolha do óleo, pois ele não pode ser um óleo mineral e nem deve conter silicone em sua formulação. 

 O ÓLEO DE PRACAXI: 

Com alto teor de ômega 9 e ácido behênico, o óleo de pracaxi possui propriedades poderosas para a pele e cabelos. Hidrata intensamente, regenera as células, auxilia a combater estrias e manchas escuras, e deixa a pele aveludada. Nos cabelos, traz brilho intenso e sedosidade, sela as pontas duplas, controla o volume, facilita o penteado e dá um efeito alisante e condicionante espetacular. Pode ser usado in natura ou incorporado à máscaras e hidratantes capilares. 


COMO FAZER A UMECTAÇÃO:

A umectação pode ser feita nos cabelos limpos ou não, basta aplicar o óleo nos fios do comprimento às pontas. O óleo pode ser aplicado também na raíz para nutrir o couro, mas como esta foi a primeira vez que eu fiz, preferi aplicar apenas nos fios. Ah e ele deve ser aplicado mecha a mecha, tá? 
Feito isto, é só pentear os fios e deixar o óleo agir por algumas horas, mas se você preferir pode dormir com o óleo no cabelo, pois quanto mais tempo o produto ficar nos fios, melhor será a nutrição.


Depois deste tempo é só lavar bem  os fios com um shampoo transparente (dê preferência aos shampoos sem sulfatos) para remover bem o óleo e condicionar para fechar as cutículas dos fios. (ah..lave os cabelos sempre com água fria, tá?)  Nessa etapa, não é aconselhável o uso de máscaras, apenas o condicionador, ok?  

O QUE ACHEI: 

Eu dormi com o óleo nos cabelos e assim que acordei lavei e deixar secar naturalmente, só dei uma leve ajeitadinha com o secador. O uso do secador não é indicado após a umectação, mas se você não puder evitar de usar o secador passe um bom protetor térmico, ok? 
Como eu disse lá no início do post, esta foi a primeira vez que fiz a umectação e amei o resultado, meus fios ficaram bem soltinhos, macios, com balanço e fáceis de pentear. Quanto ao brilho, acho que vocês conseguem ver na imagem abaixo, ficou com muitO (com O maiúsculo mesmo) brilho e super hidratados!  


Eu adorei e farei a umectação uma vez por semana. Ah e o Óleo Vegetal de Pracaxi tem um cheirinho bem leve, de semente mesmo, sabe? Então se você vai dormir com o óleo nos fios, aconselho usar este produto, assim você não vai enjoar com o cheiro. 

COM QUE FREQUÊNCIA FAZER:

Em cabelos mais danificados deve ser feita semanalmente.

E vocês encontram o Óleo Vegetal de Pracaxi e outros tantos produtos lá na loja Phytoterápica, cliquem AQUI e conheçam todos os produtos. 

E vocês já fizeram umectação capilar? Me contem!! 

Espero que tenham gostado da dica de hoje!! 

Beijos :*** 

13 comentários:

  1. Eu tenho que fazer no meu cabelo também!
    Da um resultado ótimo né!

    Beijinhos

    www.saltoaltonaestrada.com

    ResponderExcluir
  2. Esse eu ainda não conhecia, normalmente faço com óleo de coco e gosto muito. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto muito deste óleo, super recomendo!
      Bjo

      Excluir
  3. Eu não costumo fazer umectação mas sempre é bom conhecer novos produtos, né?!
    XoXo
    Mah
    http://mah-in-wonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro fazer umectação, mas como geralmente lavo a juba de noite acabo esquecendo de fazer...
    Só usei um produto que tinha óleo de pracaxi na composição, o óleo vegetal eu nunca usei! Fiquei curiosa!
    Beijos

    Blog|Canal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode fazer como eu fiz, aplica o produto e dorme com ele nos fios... aí no dia seguinte você lava e pronto! Os cabelos estão lindos e super hidratados.
      Vale a pena investir no óleo de pracaxi, é muito bom!
      Bjo

      Excluir
  5. Meu cabelo já não se adapta muito bem a nenhum tipo de umectarão... por ser muito hidratado, ele pesa. Já usei produtos a base de paracaxi e gostei bastante.
    bjk

    ResponderExcluir
  6. preciso desse tratamento, meu cabelos etsá muito seco, se recuperando das luzes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah então vale a pena fazer a umectação semanalmente, você vai notar a diferença no primeiro tratamento!

      Excluir
  7. Faço sempre umectação, mas não conhecia esse óleo, me interessei. Beijos

    ResponderExcluir