terça-feira, 26 de junho de 2018

#Estética - Microagulhamento - Benefícios, Indicações e Cuidados

O Microagulhamento ou Indução Percutânea de Colágeno é um tratamento que utiliza um rolo com diversas microagulhas de aço cirúrgico, que podem variar de tamanho de acordo com a área a ser tratada. A aplicação deste rolo (chamado Roller) causa pequenas perfurações na pele, que estimulam a vasodilatação, aumentam a permeação de ativos cosméticos e estimulam a produção de colágeno. 


O Microagulhamento não causa a desepitelização total da pele, como ocorre em outras técnicas, como por exemplo, os peelings à base de ácidos. Portanto, o tratamento é considerado seguro até mesmo para os fototipos mais altos. 

OBJETIVO DO TRATAMENTO:

* Gerar múltiplas micropunturas 
* Atingir a derme
* Desencadear com o sangramento, um estímulo inflamatório que resultaria na produção de colágeno

COMO FUNCIONA:

Quando a agulha é penetrada na pele ocorre uma microlesão, que causa a formação de um novo tecido. A regeneração ocasionada pelo Microagulhamento promove rejuvenescimento (devido ao estímulo do colágeno), melhora a textura da pele, redução de rugas, cicatrizes, linhas de expressão, manchas e estrias. Melhora a firmeza da pele e aumenta o diâmetro dos cabelos. 

INDICAÇÕES: 

O Microagulhamento pode ser feito em qualquer parte do corpo, incluindo casos de tratamentos capilares. 

* Rugas 
* Flacidez Tissular (pós amamentação, pós lipoaspiração, etc) 
* Cicatrizes de acne 
* Estrias brancas e vermelhas 
* Celulite
* Manchas de pele, inclusive melasmas 
* Alopécia 

CONTRA-INDICAÇÕES: 

* Tendência a cicatriz queloideana 
* Diabetes não controlada
* Distúrbios hemorrágicos 
* Doenças do colagéno (lúpus eritematoso) 
* Uso de anticoagulantes
* Presença de câncer de pele 
* Verruga vulgar 
* Alergia ao metal 
* Gravidez 
* Rosácea ativa 
* Uso de Roacutan inferior à seis meses 

RESULTADOS:

Apesar de ser um tratamento que causa um leve desconforto, os resultados podem ser percebidos logo após a primeira sessão. 

CUIDADOS:

Após a sessão de Microagulhamento, a pele poderá apresentar descamação, ardor, vermelhidão e um leve inchaço, além de sensibilidade ao frio, calor e sol. A água termal é uma excelente aliada para amenizar estes sintomas. 
Não manipule a pele nas primeiras 24 horas, não utilize filtro solar e nem maquiagem. Após este período o uso de filtro solar é indispensável. Beber muita água é essencial para manter a pele saudável e hidratada. 

Cosméticos com ácidos devem ser suspendidos sete dias antes do procedimento, não aplicar nenhum cosmético sem autorização e conhecimento de seu profissional, evitar secador e ar quente nas primeiras 24 horas após o procedimento. O intervalo entre as sessões pode variar de 30 a 45 dias, dependendo do diâmetro das agulhas utilizadas. 

O procedimento torna-se um pouco caro pois o equipamento (Roller) é descartado logo após sua utilização, não podendo ser reutilizado e nem auto-clavado. Para cada sessão de Microagulhamento, utiliza-se um novo equipamento. Deve-se sempre verificar se o mesmo possui registro na ANVISA, deve estar lacrado e SOMENTE ser aberto na frente do cliente. 
Portanto, tenha muito cuidado antes de realizar o procedimento, escolha bem o local e só realize o procedimento com um profissional HABILITADO e que já domine a técnica. 

Gostou da matéria? Se interessou pelo tratamento? Agende um horário e faça uma avaliação... você vai amar o resultado!! 

Escrito por - Vanessa Luzardo Maciel
                            Esteticista Facial e Corporal 
                           vanessaluzardo@gmail.com 
             Florianópolis / SC 

* Não reproduza o texto sem autorização!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário